16
junho 2023
Script de Configuração Epoptes Client
Escrito por Mario Medeiros 1 comentário
Epoptes é uma ferramenta de gerenciamento e monitoramento de laboratório de informática.
O site ofiicial do Epoptes possui mais informações e detalhes.
Neste artigo será mostrado simplesmente um script de configuração final da estação que possui o lado client da aplicação, o "epoptes client".
O script serve para as tarefas básicas de pós instalação do versão cliente da aplicação, como padronizar o hostname da estação para as definições que cada unidade/laboratório/escola e etc definirem. Especificar IP do servidor Epoptes, porta de acesso e seu protocolo. Basicamente é isso.
Ela precisa se comunicar com protocolo e porta próprio com o "Epoptes Server". Configurar uma máquina só, pode ser até razoável fazer manualmente, mas quando se possui diversas máquinas, o melhor e tentar automatizar máximo possível.
Funções do script:
1 - Verifica se o usuário está como root (sudo), se não for, avisa e sai; se for root (ou sudo) avisa que o usuário está como root e prossegue.
2 - Ajusta o hostname da estação. Normalmente se tem um padrão de nome como "nome-do-lab-nome-da-estacao", onde o prefixo "nome-do-lab" é estático, ou seja não muda no hostname das estações, somente o sufixo "nome-da-estacao". Este prefixo está pré-definido no script e que pode ser mudado cada vez que for utilizar em laboratórios diferentes. Deixando a ação de "nomear" a máquina mais simples, atribuindo somente o sufixo. Atente a isso.
3 - Depois o script rescreve com as informações do arquivo /etc/hosts. Não precisa mexer nesta parte, porque é o definido previamente.
4 - É solicitado então o IP do servidor. Foneça o IP no formato de exemplo: 172.16.6.6.
5 - Finalizando, o script grava as informações passadas e "restarta" os serviços e a estação de trabalho, estando pronto para uso em seguida.
Altere conforme sua necessidade.