10
maio 2019

A Onda De Pseudociência

Escrito por Mario Medeiros não comentários

A onda de pseudociências, negacionismo e a tal da pós-verdade, tem alcançado cada vez mais pessoas. Trazendo cada vez mais adeptos em grande quantidade e muito rápido.

Chegou no ponto em que grupos conseguem se organizar, com dinheiro, influência e até um certo grau de poder político.

O que antes era em parte uma mera piada (ainda é sim uma piada) está se tornando um grave problema cognitivo e social.

Estão atacando mais e mais as bases científicas e a técnica é simples: dizer sempre a mesma coisa inúmeras vezes, tornando assim para os “desavisados”, a nova verdade.

A palavra da vez para bater de frente com a Ciência é “Refutar”. Mas como todo bom pseudo-sei-la-o-que, é claro que distorcem o conceito da palavra.

O pouco que observo, me mostra que esses picaretas (sim, são picaretas e charlatões sim) estão ocupando os espaços como se não houvesse nenhuma resistência. O que por enquanto existe muito pouca por sinal.

Um dos efeitos de se atacar picaretas e charlatões é o de promovê-los, porque eles conseguem utilizar muito bem aquele ditado antigo e batido, mas que ainda funciona: falem mal, mas falem de mim.

Já havia mencionado sobre esse tipo de situação anteriormente, que é como combater a picaretagem. E sinceramente eu não vejo muitas alternativas racionais para tal.

Talvez, e somente talvez, num futuro não tão distante assim, poderia haver políticas ou ações da seguinte ordem:

Quem não aceitar as premissas da Ciência, estará automaticamente excluído dos acessos a seus benefícios. Alguns dirão que isso vai contra a liberdade de expressão e bla bla bla.

Existem limites para tolerâncias e pseudociência é uma das coisas que não deveriam ser toleradas. Atualmente pode soar como radicalismo, ou como alguns adoram usar, “fascismo”, mas para quem sabe fazer ao menos a tabuada do Zero, tente fazer uma projeção a longo prazo, de forma estatística de como as pseudagens estarão ocupando o dia-a-dia das pessoas.

Claro que sem efeitos práticos com benefícios reais. Vão manter as Ciências reais somente naquilo que não poderão substituir, mas atacarão e chegarão até mesmo proibir aquelas que acharem desnecessárias.

É um exagero isso? Talvez não seja, mas quem quer pagar para ver?

LowCypher Augur

2019-05-09 – 18:29h.

Link Vídeo

Categorizado em : Diversos Tags : sem tags

Escrever um comentário

Dígite o segundo caráter da palavra dbiu0l7s ? :