Linux

16
junho 2023

Script de Configuração Epoptes Client

Escrito por Mario Medeiros 1 comentário

Epoptes é uma ferramenta de gerenciamento e monitoramento de laboratório de informática. 

O site ofiicial do Epoptes possui mais informações e detalhes.

Neste artigo será mostrado simplesmente um script de configuração final da estação que possui o lado client da aplicação, o "epoptes client".

O script serve para as tarefas básicas de pós instalação do versão cliente da aplicação, como padronizar o hostname da estação para as definições que cada unidade/laboratório/escola e etc definirem. Especificar IP do servidor Epoptes, porta de acesso e seu protocolo. Basicamente é isso.

Ela precisa se comunicar com protocolo e porta próprio com o "Epoptes Server". Configurar uma máquina só, pode ser até razoável fazer manualmente, mas quando se possui diversas máquinas, o melhor e tentar automatizar máximo possível.

Funções do script:

1 - Verifica se o usuário está como root (sudo), se não for, avisa e sai; se for root (ou sudo) avisa que o usuário está como root e prossegue.

2 - Ajusta o hostname da estação. Normalmente se tem um padrão de nome como "nome-do-lab-nome-da-estacao", onde o prefixo "nome-do-lab" é estático, ou seja não muda no hostname das estações, somente o sufixo "nome-da-estacao". Este prefixo está pré-definido no script e que pode ser mudado cada vez que for utilizar em laboratórios diferentes. Deixando a ação de "nomear" a máquina mais simples, atribuindo somente o sufixo. Atente a isso.

3 - Depois o script rescreve com as informações do arquivo /etc/hosts. Não precisa mexer nesta parte, porque é o definido previamente.

4 - É solicitado então o IP do servidor. Foneça o IP no formato de exemplo: 172.16.6.6.

5 - Finalizando, o script grava as informações passadas e "restarta" os serviços e a estação de trabalho, estando pronto para uso em seguida.

Baixe o Script AQUI.

Altere conforme sua necessidade.

Categorizado em : Linux Tags : sem tags


24
avril 2022

Shell Script Separador - Mover N Arquivos Para Subdiretórios - Linux

Escrito por Mario Medeiros não comentários

Shell Script que move N arquivos de um diretório para subdiretórios

Problema inicial:
Ter milhares de arquivos (algo como 50 mil arquivos) em um único diretório e ter a necessidade de mover/separar em subdiretórios com quantidades menores, por exemplo, mil arquivos em cada diretório.

Uma solução que encontrei foi gerar um shell script que gere os subdiretorios e mova os arquivos com limites de mil arquivos em cada diretório destino.

 

Obs 0: O script deve estar no mesmo diretório dos N arquivos que serão movidos.
Obs 1: O diretório de destino onde serão criados os subdiretórios deve estar fora da estrutura onde estão os arquivos originais, parar não haver erros nas buscas do comando find ou outros erros.

Link para o vídeo descritivo
Link para o GitHub

Categorizado em : Linux Tags : sem tags


16
fevereiro 2019

Convertendo Arquivos de Vídeo para iPhone com HandBrake

Escrito por Mario Medeiros não comentários

Quando se tem mais de um tipo de smartphone (no caso um Android e um iPhone), muitas coisas podem não ser tão compatíveis entre si.
Não vou entrar no mérito de “quem é o melhor”, mas falarei de forma breve ao menos, sobre compatibilidade de arquivos, que no caso são os de video.
A situação/cenário é o seguinte:

Gravo videos com o Android, copio para o desktop Linux, ajusto/edito com o OpenShot e exporto como mp4 para web, tentando assim, manter a melhor qualidade possível. Encontrei há algum tempo um script do ffmpeg que reduz o tamanho dos arquivos numa proporção até que razoável.

Até aí, nada de mais.

Quando tentei enviar para o iPhone (que tem suas frescuras e imbecilidades, mas não vem ao caso), os vídeos estavam sem áudio. Aí o demente aqui, pensou: aaaahhhhh, é só mudar o codec do ffmpeg e pronto, moleza. Ledo engano. Cada vez ficava pior o formato, a ponto de muitas vezes, ficar até maior que original e ainda sem áudio.

Numa busca um pouco mais refinada, com mais raciocínio e paciência, encontrei no site Command Line Fu, um comando utilizando o HandBrake, que é um Video Transcoder Open Source. Eu utilizo o mesmo para extrair arquivos de DVDs. Mesmo conhecendo a ferramente há um bom tempo, nunca me passou pela cabeça (normal isso, muito normal) que o mesmo tivesse recursos por linha de comando.

Claro, deve-se instalar o handbrake-cli que é separado do pacote Handbrake. Mas isso é moleza.

Em Debian e derivados, utilizar o apt-get install handbrake-cli

Depois é só utilizar o comando abaixo na pasta onde estão os arquivos. Ah, o comando original do site, está pronto para conversão em lote, ou seja, pode ter N arquivos na pasta que serão convertidos todos.

Fiz uns ajustes no código. Foram somente para criar uma pasta separada e o formato dos arquivos de origem de AVI para MP4. Foi o que eu precisava.

As vantagens desse script foram que além de ficar no formato correto para leitura no iPhone, ficaram menores ainda do que com o script anterior e com uma perda imperceptível (ao menos para mim) de qualidade visual.

Espero que este pequeno post, possa ser útil, mesmo para quem não tenha esse problema de compatibilidade que tive, mas que precise manter uma boa qualidade dos vídeos em tamanhos relativamente pequenos.

Seguem o shell script que fiz com o comando e os links sobre a documentação do HandBrake.

Obs: o shell que fiz, verifica se existe o diretório de destino criado, se houver ele começa a conversão. Caso não exista, ele cria o diretório e inicia a conversão. Foi mais para resolver meu problema de preguiça. Altere conforme necessário.

Links e referências:

Link do comando

Documentação do HandBrakeCLI

 

Shell Script com o comando:

#!/bin/bash

#Data: 2018-12-09

#Versao: 1.0.0

#Autor: Mario Medeiros

if [ -e "convertidos-iphone" ]

then

find . -name \*.mp4 -exec HandBrakeCLI -i "{}" -o convertidos-iphone/"{}".iphone.mp4 --preset="iPhone & iPod Touch" \;

else

echo " diretorio não existe - criando diretorio"

mkdir convertidos-iphone && find . -name \*.mp4 -exec HandBrakeCLI -i "{}" -o convertidos-iphone/"{}".iphone.mp4 --preset="iPhone & iPod Touch" \;

fi

exit

 

Data original do texto: 2018-12-17


- página 1 de 10 seguinte »