Diversos

28
maio 2022

Instalando Aplicações Remotas com PSEXEC

Escrito por Mario Medeiros 2 comentários

Quando eu trabalhava com redes windows, que são as mais comuns (infelizmente) em ambientes corporativos, tive algumas situações interessantes e outras bem incômodas.

Mesmo o ambiente tendo um AD (o famigerado Active Directory da MS) muitas vezes pode não ser possível (por N razões e motivos diversos) trabalhar com as GPOs para gerenciar alguns pormenores e com isso usamos técnicas diversas.

Uma delas é instalar aplicações em rede em N máquinas simultaneamente, ou em lote.

Existem diversas ferramentas pagas e não pagas para esta tarefa.

Nos testes eu utilizei uma ferramenta do pacote PSTOOLS da Winternals/Sysinternals (uma subisidiária da Miscrosoft) o PSEXEC. (https://docs.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/pstools)

Este aplicativo do pacote/suite PSTOOLS executa processos remotamente e com isso poderemos instalar e executar aplicativos em estações de trabalho da rede.

Nos meus testes encontrei alguns contratempos, sendo necessário utilizar outros métodos para contornar. Mas penso que uma leitura mais detalhada da documentação e demais sites, possa resolver. No meu caso funcionou como eu precisava, então mantive meu método.

Procedimentos que executei

Baixei o psexec.exe do seguinte link: PSTOOLS

Descompactei num diretório e copiei somente o psexec.exe para o diretório c:\windows\system32 para ser chamado de qualquer local pelo CMD (prompt do DOS).

Sim sim. Terá que utilizar o DOS.

 

Obs 0: Quem tiver “medo do escuro” deverá perder esse medo ou então ficará limitado demais. Mas isso é uma conversa para um outro momento. Venha para o Lado Negro da Força!

 

Baixei o Notepad++ aqui.

 

Copiei o arquivo para o diretório C:\teste\ e mudei o nome para npp.exe, simplificando a digitação.

Este é o diretório que deve estar compartilhado com todas as permissões de acesso possíveis.

Na máquina em que será "disparado" o comando, deve ser feito com o usuário Administrador ou outro com privilégios de Admin logado.

 

Ao invés de utilizar um Windows Server, utilizei um Windows 10 estação de trabalho com o usuário Administrador para poder fazer todos os procedimentos. Isso facilita o processo e não interfere no ambiente de rede nem nos possíveis Servidores Windows que possa ter na rede.

 

Compartilhe o diretório e de preferência deixe o mesmo com permissões totais de acesso.
 

Exemplo:
C:\teste>psexec ip-destino -c "\\ip-origem\pasta\arquivo.exe” cmd /S

Para uma máquina somente:

"C:\teste>psexec \\172.16.1.2 -c "\\172.16.1.1\teste\npp.exe" cmd /S"

Para N máquinas utilizando um arquivo lista com os Ips destino:

C:\teste>psexec @lista-carrocas.txt -c "\\172.16.1.1\teste\npp.exe" cmd /S

O parâmetro -c copia, instala e remove o instalador
O comando cmd é o prompt de comando que vai chamar o instalador (npp.exe)
O pârâmetro /S faz o instalador do Notepad++ executar de forma "silenciosa" não dando nenhum alerta ou aviso para o usuário logado, não interferindo e/ou interagindo com o usuário.

Nos testes as duas máquinas (origem e destino) possuem o mesmo usuário Administrador local com a mesma senha.
Existe a limitação de passar usuário e senha junto ao comando.
Diversos modos de execução e todos retornaram com erro de logon ou autenticação.
Com isso, os comandos funcionam quando as "máquinas destino" possuem o mesmo usuário local Administrador/Senha.

Caso tenha mais de uma máquina destino, pode-se adicionar uma lista de máquinas num arquivo texto e fazer o apontamento.

Nos testes criei um arquivo com o nome lista-carrocas.txt.
Inclui dois IPs de destino. Destalhe: é somente adicionar os IPs, um por linha.

Lembrando que nos testes funcionou sem problemas.

Mas cada ambiente pode responder de forma diferente com possíveis erros diversos.

Nestes casos é interessante pesquisar a documentação e sites especializados, que pode ajudar e muito.

 

Fiz um arquivo batch e dei o nome de joga-lixo.bat (mas pode dar o nome que preferir). Coloque no diretório onde está o arquivo npp.exe pelo gerenciador de arquivo, execute o bat. O conteúdo do arquivo ficou da seguinte forma:

 

rem Copia e inicia instalador dos aplicativos remotamente em rede ruwindows

rem Nome do Arquivo: Joga Lixo

rem Arquivo: joga-lixo.bat

rem Autor: Mario Medeiros

rem Data: 2022-05-25 - 27

rem Versao: 0.2

 

psexec @lista-carrocas.txt -c "\\172.16.1.1\teste\npp.exe" cmd /S

 

pause

 

Mario Medeiros
Versão: 0.2.0
Data: 2022-05-27

Categorizado em : Diversos Tags : sem tags


10
maio 2019

A Onda De Pseudociência

Escrito por Mario Medeiros não comentários

A onda de pseudociências, negacionismo e a tal da pós-verdade, tem alcançado cada vez mais pessoas. Trazendo cada vez mais adeptos em grande quantidade e muito rápido.

Chegou no ponto em que grupos conseguem se organizar, com dinheiro, influência e até um certo grau de poder político.

O que antes era em parte uma mera piada (ainda é sim uma piada) está se tornando um grave problema cognitivo e social.

Estão atacando mais e mais as bases científicas e a técnica é simples: dizer sempre a mesma coisa inúmeras vezes, tornando assim para os “desavisados”, a nova verdade.

A palavra da vez para bater de frente com a Ciência é “Refutar”. Mas como todo bom pseudo-sei-la-o-que, é claro que distorcem o conceito da palavra.

O pouco que observo, me mostra que esses picaretas (sim, são picaretas e charlatões sim) estão ocupando os espaços como se não houvesse nenhuma resistência. O que por enquanto existe muito pouca por sinal.

Um dos efeitos de se atacar picaretas e charlatões é o de promovê-los, porque eles conseguem utilizar muito bem aquele ditado antigo e batido, mas que ainda funciona: falem mal, mas falem de mim.

Já havia mencionado sobre esse tipo de situação anteriormente, que é como combater a picaretagem. E sinceramente eu não vejo muitas alternativas racionais para tal.

Talvez, e somente talvez, num futuro não tão distante assim, poderia haver políticas ou ações da seguinte ordem:

Quem não aceitar as premissas da Ciência, estará automaticamente excluído dos acessos a seus benefícios. Alguns dirão que isso vai contra a liberdade de expressão e bla bla bla.

Existem limites para tolerâncias e pseudociência é uma das coisas que não deveriam ser toleradas. Atualmente pode soar como radicalismo, ou como alguns adoram usar, “fascismo”, mas para quem sabe fazer ao menos a tabuada do Zero, tente fazer uma projeção a longo prazo, de forma estatística de como as pseudagens estarão ocupando o dia-a-dia das pessoas.

Claro que sem efeitos práticos com benefícios reais. Vão manter as Ciências reais somente naquilo que não poderão substituir, mas atacarão e chegarão até mesmo proibir aquelas que acharem desnecessárias.

É um exagero isso? Talvez não seja, mas quem quer pagar para ver?

LowCypher Augur

2019-05-09 – 18:29h.

Link Vídeo

Categorizado em : Diversos Tags : sem tags


16
fevereiro 2019

Convertendo Arquivos de Vídeo para iPhone com HandBrake

Escrito por Mario Medeiros não comentários

Quando se tem mais de um tipo de smartphone (no caso um Android e um iPhone), muitas coisas podem não ser tão compatíveis entre si.
Não vou entrar no mérito de “quem é o melhor”, mas falarei de forma breve ao menos, sobre compatibilidade de arquivos, que no caso são os de video.
A situação/cenário é o seguinte:

Gravo videos com o Android, copio para o desktop Linux, ajusto/edito com o OpenShot e exporto como mp4 para web, tentando assim, manter a melhor qualidade possível. Encontrei há algum tempo um script do ffmpeg que reduz o tamanho dos arquivos numa proporção até que razoável.

Até aí, nada de mais.

Quando tentei enviar para o iPhone (que tem suas frescuras e imbecilidades, mas não vem ao caso), os vídeos estavam sem áudio. Aí o demente aqui, pensou: aaaahhhhh, é só mudar o codec do ffmpeg e pronto, moleza. Ledo engano. Cada vez ficava pior o formato, a ponto de muitas vezes, ficar até maior que original e ainda sem áudio.

Numa busca um pouco mais refinada, com mais raciocínio e paciência, encontrei no site Command Line Fu, um comando utilizando o HandBrake, que é um Video Transcoder Open Source. Eu utilizo o mesmo para extrair arquivos de DVDs. Mesmo conhecendo a ferramente há um bom tempo, nunca me passou pela cabeça (normal isso, muito normal) que o mesmo tivesse recursos por linha de comando.

Claro, deve-se instalar o handbrake-cli que é separado do pacote Handbrake. Mas isso é moleza.

Em Debian e derivados, utilizar o apt-get install handbrake-cli

Depois é só utilizar o comando abaixo na pasta onde estão os arquivos. Ah, o comando original do site, está pronto para conversão em lote, ou seja, pode ter N arquivos na pasta que serão convertidos todos.

Fiz uns ajustes no código. Foram somente para criar uma pasta separada e o formato dos arquivos de origem de AVI para MP4. Foi o que eu precisava.

As vantagens desse script foram que além de ficar no formato correto para leitura no iPhone, ficaram menores ainda do que com o script anterior e com uma perda imperceptível (ao menos para mim) de qualidade visual.

Espero que este pequeno post, possa ser útil, mesmo para quem não tenha esse problema de compatibilidade que tive, mas que precise manter uma boa qualidade dos vídeos em tamanhos relativamente pequenos.

Seguem o shell script que fiz com o comando e os links sobre a documentação do HandBrake.

Obs: o shell que fiz, verifica se existe o diretório de destino criado, se houver ele começa a conversão. Caso não exista, ele cria o diretório e inicia a conversão. Foi mais para resolver meu problema de preguiça. Altere conforme necessário.

Links e referências:

Link do comando

Documentação do HandBrakeCLI

 

Shell Script com o comando:

#!/bin/bash

#Data: 2018-12-09

#Versao: 1.0.0

#Autor: Mario Medeiros

if [ -e "convertidos-iphone" ]

then

find . -name \*.mp4 -exec HandBrakeCLI -i "{}" -o convertidos-iphone/"{}".iphone.mp4 --preset="iPhone & iPod Touch" \;

else

echo " diretorio não existe - criando diretorio"

mkdir convertidos-iphone && find . -name \*.mp4 -exec HandBrakeCLI -i "{}" -o convertidos-iphone/"{}".iphone.mp4 --preset="iPhone & iPod Touch" \;

fi

exit

 

Data original do texto: 2018-12-17


- página 1 de 6 seguinte »